Para Guedes, as consequências causadas pela guerra na Ucrânia fizeram o Brasil se firmar como uma solução na segurança alimentar e energética mundial.

O ministro da Economia Paulo Guedesdeclarou que a União Europeia demonstrou ter retomado o interesse em negociar um acordo comercial com o Mercosul, negociações que estão paralisadas há 20 anos. A França é um grande opositor ao acordo, alegando questões ambientais. Segundo ele, representantes europeus afirmaram que há uma disposição em avançar as conversas sobre o tema e que elas estão mais concretas e fluídas. Guedes deu as declarações na noite de quinta-feira (21/04/22), em Washington.

Encontro no Fórum Econômico Mundial em Davos.

Guedes afirmou ainda que, desde o início de governo, o Brasil nunca foi tão bem percebido no mundo como agora, nesta mais recente edição da reunião anual do Banco Mundial e do Fundo Monetário Internacional (FMI). “O Brasil está sendo tratado de forma diferente, e muito melhor, nesses fóruns”, apontou o ministro, sobre mais um indicador da melhora da percepção internacional sobre o país.

https://www.gazetadopovo.com.br/economia/breves/guedes-diz-que-uniao-europeia-retomou-o-interesse-em-negociar-acordo-com-mercosul/amp/

https://www.comexdobrasil.com/estudo-da-cni-mostra-concentracao-das-exportacoes-industriais-do-brasil-dez-vezes-maior-que-nos-membros-do-g-20-e-pais-na-contramao-dos-demais-membros-do-bloco/amp/

Veja também:

https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2022/04/12/aprovado-acordo-de-tecnologia-militar-com-os-estados-unidos

https://www.infomoney.com.br/economia/brasil-e-estados-unidos-colocam-em-vigor-acordo-comercial-e-de-transparencia/amp/

https://www.em.com.br/app/noticia/internacional/2022/02/07/interna_internacional,1343144/amp.html