06/09/18 – Jair Bolsonaro leva facada no abdômen em Juiz de Fora, MG.

Em outubro de 2018, os brasileiros Newton Martins e Carlos Nacli, criaram uma rede de grupos no aplicativo WhatsApp, denominada Zap Bolsonaro, para distribuir propaganda eleitoral em apoio à campanha do então candidato à presidência Jair Bolsonaro.

Primeiramente foram criados dez grupos no WhatsApp, cada um comportava 257 usuários, sendo duas vagas reservadas aos administradores. À medida que os grupos ficavam completamente cheios, mais grupos eram criados, seguindo o mesmo padrão na nomenclatura, que era a combinação do símbolo # mais o número do grupo e as palavras ZapBolsonaro.com (Exemplo: #1 ZapBolsonaro.com, #2 ZapBolsonaro.com, … #50 ZapBolsonaro.com). Todos os grupos levavam a mesma foto de perfil, na qual é uma mistura do logo do WhatsApp e o rosto de Jair Bolsonaro.

Logo do Grupo Zap Bolsonaro

De forma a tornar viável o projeto, e evitar a propagação de “Fake News”, algo comum e impossível de combater no WhatsApp, os administradores decidiram que os grupos seriam fechados. Isso quer dizer que somente os administradores poderiam efetuar as postagens no grupo. Dessa forma os membros estariam recebendo somente informações já com suas fontes conferidas e atualizadas.

À medida que os grupos foram crescendo, ficou impossível de adicionar cada membro manualmente através de seu número de celular; sendo assim o domínio http://www.zapBolsonaro.com foi comprado ao custo de $20 dólares ao ano. A próxima etapa seria construir um website bem simples para abrigar todos os links dos grupos do Zap Bolsonaro, onde os usuários com apenas um clique, poderiam entrar automaticamente em um dos grupos do WhatsApp.

Para tornar a operação ainda mais prática e acessível de qualquer lugar através do celular, os links dos grupos foram incluídos em uma planilha do Google (Google Sheets), e esta planilha foi incluída no website. Assim não era necessário nenhuma edição no website, mas somente na planilha. Essa forma peculiar em organizar e atualizar as informações, fizeram dos Grupos Zap Bolsonaro um sucesso absoluto.

Tanto foi o sucesso que os grupos Zap Bolsonaro foram mencionados nas reportagens do Jornal Espanhol El País, Revista Fórum, Blogs Petistas e até em um pronunciamento de Gleisi Hoffmman (vídeo do YouTube) no plenário do Congresso Nacional Brasileiro.

Em entrevista ao jornal espanhol, Carlos Nacli afirmou o seguinte: “Na verdade nossos grupos surgiram da necessidade de combatermos as fakes news dos outros candidatos. Bolsonaro não tem tempo de TV e não tem a verba milionária do fundão que os principais concorrentes têm. Então, diariamente vemos notícias no mínimo tendenciosas para não falar maldosas no intuito de desconstruir o Bolsonaro. Nossos vídeos têm o objetivo central de difundir a verdade. Além da guerra entre os partidos esta eleição será marcada pela guerra virtual. Uma guerra entre a grande mídia tendenciosa e a mídia nas redes sociais onde tem de tudo, mas com certeza é mais democrática e está se mostrando mais poderosa.”

A ser continuado em 27/03/19…